Gabriel Galípolo será número 2 no Ministério da Fazenda de Haddad

Estimated read time 2 min read

O economista Gabriel Galípolo foi escolhido para ocupar o cargo de secretário-executivo do Ministério da Fazenda no governo Lula. O convite foi feito pelo ministro designado Fernando Haddad, e Galípolo aceitou a posição. A informação foi confirmada por membros da equipe de transição do governo eleito em declarações à CNN.

Com 39 anos de idade, Gabriel Galípolo anteriormente atuou como presidente do banco Fator e atualmente desempenha atividades em uma consultoria financeira. Além disso, é conselheiro da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). No passado, trabalhou na Secretaria Estadual de Economia e Planejamento durante a gestão de José Serra como governador de São Paulo. Ele também mantém proximidade com Luiz Gonzaga Beluzzo, um dos economistas associados ao PT.

A aproximação de Galípolo com Lula teve início após sua participação em uma transmissão ao vivo com o ex-presidente no ano anterior, juntamente com outros profissionais do mercado financeiro. Segundo fontes do PT, Lula apreciou a perspectiva de Galípolo de que nem todo o mercado se opõe ao ex-presidente, e que os profissionais desse setor estão interessados em fazer negócios, independentemente da orientação política do ocupante do Palácio do Planalto.

Desde então, Gabriel Galípolo tem atuado como conselheiro informal de Lula, Gleisi e também do ex-prefeito Fernando Haddad. Em uma reunião realizada nesta terça-feira (13) com a equipe econômica, Haddad orientou Galípolo. Durante o encontro com a equipe do ministro Paulo Guedes, Haddad solicitou a Guedes que Galípolo iniciasse reuniões de trabalho com membros da pasta, começando pelo atual secretário-executivo, Marcelo Guaranys. Uma coletiva de imprensa está agendada para 18h30 desta terça-feira, na sede do governo de transição, onde Haddad deve anunciar mais integrantes de sua equipe.

You May Also Like

More From Author